Seja Bem Vindo

Manifestações de colegas coletadas em comunidaes na internet

04/05/2008 13:48

Por tratar-se de sumo interessa da categoria tomei a liberdade de compilar neste artigo algumas manifestações de colegas sobre o andamento das dicussões originadas pelo Novo Parecer da Corregedoria sobre o ressarcimento das diligências. O fato de podermos entar em contato com essas opiniões, é de crucial importancia para a concientização da classe...

 

José Antonio

O fim...

Pessoal, um Magistrado, que sempre nos defendeu, disse-me que este novo sistema de cotas só será viável quando da implantação da central de mandados. Porém, afirmou que será muito ruim para nós. Ele disse que aí, todos os endereços que teremos que diligenciar será "vizinho", logo todos os mandados cumpridos num mesmo mês darão apenas um ato (cota). Essa verificação será eletrônica. Ou seja, receberemos um valor fixo, no caso, R$ 14,79 (na justiça paga). Claro que haverá algumas exceções: como no caso da área diligenciada ser muito grande (seria no interior). Porém, no final, daria algumas cotas a mais. E que seria o primeiro passo para passarmos a receber um valor fixo (bem pequeno por sinal).
Mas ainda segundo ele, o pior está para vir, a terceirização do serviço judiciário. Num primeiro momento, a dos OJs e depois os Escreventes.
É isso, parece que o ciclo está se fechando... O fim...

 

Julio


As Normas que regem os atos viraram uma colcha de retalhos, com interpretaçãoes em cima de interpretações, e é evidente que o TJ quer mesmo mudar o Provimento.

Muitos colegas daqui e de fora, defendem claramente a proposta de 1 ato por endereço ou um ato por pessoa. Ao que parece, a que tem mais consenso é a de 1 ato por endereço.

Não parece haver motivos para se fazer mais estudos, faço um apelo para você que marque uma reunião com este Juiz e apresente a proposta de 1 ato por endereço.

Os argumentos principais em favor desta proposta, são conhecidos:

- é de fácil aplicabilidade,
- vai ao encontro do que a corregedoria quer, facilidade de fiscalização,
- endereços próximos seriam uma "compensação" a endereços distantes,
- acabaria de vez com esta confusão de Pareceres
- a única "virgula" seria quando a pessoa mudou para um novo endereço fornecido, em que haveria duas possibilidades:
A) O Oficial devolveria o mandado ao cartório informando o novo endereço, o mandado seria desentranhado e aí a diligência no novo endereço seria outro ato.

B) O Oficial iria de imediato ao novo endereço, e justificaria junto ao Escrivão o novo endereço, que daria seu ciente ao ato adicional.

No mais, não haveria nenhuma exceção.

Apelo para você apresentar esta proposta a Corregedoria, não podemos mais ficar nesta incerteza.

 

Penso que deveriamos sim apresentarmos propostas já, e se fosse o caso, partirmos para uma votação em todo estado, a Proposta vencedora seria adotada.

Penso que este Parecer já é meio passo para a proposta de cotas ser implantada, se demorarmos mais um pouco para apresentarmos propostas, o próximo passo deles será aimplantação do sistema de cotas, e aí, não adiantará mais "chorar o leite derramado".

Como podemos pensar em greve, se não apresentamos nenhuma proposta?

Mas se o caminho adotado vai ser o de primeiramente tentar mudar o Parecer, então minha sugestão é que se insista junto ao "Homem" para que a contagem seja, como ja exemplifiquei: por exemplo, em mandado com 3 pessoas, o Oficial chega ao 1º endereço, deu 5 km; do 1º ao 2º andou 6 km, do 2º ao 3º andou 4 km, seriam 15 km, o que daria dois atos.

Pode ser argumentar com ele que, o entendimento de que tudo que é cumprido dentro de um círculo de 10 km em volta do fórum, ser considerado um ato é injusto. Se Oficial pegar um mandado com 1 pessoa e andar 15 de raio do fórum são dois atos, e se andar 15 km ou mais dentro do círculo de 10 km seria 1 ato. isto seria totalmente injusto.

Quero lhe dizer, embora se seja associado a Assojuris, estou sim analisando a possibilidade de associar a uma das entidades dos Oficiais, a travessia desta "tormenta" sobre os atos vai me ajudar a optar por uma, seja a Aojesp ou Aniojesp.

Abraços.

 

 

Adriano

José Antonio e Harlen

Um ato por endereço não dá margem à interpretação "endereços vizinhos igual a um ato"?

Particularmente prefiro a idéia de um ato por endereço, DESDE QUE se acabe com a expressão endereços vizinhos. Assim endereços próximos compensariam a falta da contagem de quilometragem.
Assim 10 endereços diferentes = 10 atos.
É isso que vcs propõe? Se for, concordo.
Assim o próprio sistema poderia fazer a contagem, e a fiscalização seria facilitada.
Não haveria mais a necessidade dos raios.
Acho esta uma saída.
A corregedoria não adora a idéia de compensação?

 

 

FABRICIO

Colegas, primeiro, fiquei surpreso com o pequeno numero de Oficiais de Justiça na assembleia. È vergonhoso!!! Hj eu entendo o por que estamos perdendo vantagens e mais vantagens. A proxima será a perda do RETJ 150%, depois o nível superior, e por fim A TERCEIRIZAÇÃO DO CARGO. Como foi dito na reunião não estamos fazendo nada para barrar a terceirização do juduciario ( o ultimo grupo foi do ARQUIVO. A coisa é bem serio ). Pessoal acordem, depois, não adianta chorar!!!!! Na proxima reunião, cada um tem que levar mais 10 e assim por diante. Concordamos de formar uma comissão, para discutir com CALMA E CUIDADO a forma de pagamento das diligÇEncias. O que a corregedoria quer é que, na pressa a gente aceite qualquer coisa, por isso, vamos repudiar a decisão da corregedoria e formular uma forma mais justa pra todos. Agora, foi deiscutido tbm que vamos lutar para ter isonomia salarial com os Oficiais de Justiça Federal. Bom, se vamos quer essa isonomia, temos que ter tbm a mesma forma de ressarcimento das diligencias, ou seja, uma verba fixa ( Na federal é R$1500,00 aproximadamente) e número maximo de mandado por Oficial. Acho essa forma a mais justa, pois, todos cumprem o mesmo numero de mandados, ganhamos o mesmo valor e o melhor: NÃO VAI HAVER DESUNIÃO ENTRE NÓS, pois, todos vao ganhar e trabalhar igualitariamente. Abraços. E da proxima vez compareçam nas reuniões. Ah! NÃO FAÇO PARTE DE NENHUMA ASSOCIAÇÃO. E outra coisa, o nobre deputado Jose Bitencourt, deu uma "bronca" nas associações: " ENQTO HOUVER BRIGA ENTRE VCS, NÃO VAO CONSEGUIR NADA. TEM QUE HAVER UNIÃO!!!!
Back

Search site

© Oficijus.com 2008 todos os direitos reservados